Estive ausente, ainda bem k falaram + sobre isto, mas amanhã é k vou estar presente, depois da soneca inté*
Estive a ler o meu último post aki na thread e ri-me andava um bocado irritada nessa altura... Acho que toda a gente tem razão naquilo que disse, a fé espiritual é uma coisa que cada um cria à sua maneira, é verdade que a minha vaga educação católica contribui para aquilo que sou hoje, cm disse o jamira, tb não acredito e deuses externos cm o não-me-lembro, mas acredito que faço parte desse todo divino. O que o sintetronic disse '' Estaríamos todos afastados, e a religião nos "religaria" ao criador?'' faz todo o sentido fzr esta pergunta (e porque não fazer essa pergunta à própria bíblia?) mas qdo se vai a uma missa ou a um funeral (experienciei uma perda de alguém querido pela primeira vez à pco tempo) ninguém se lembra de perguntar isso ao padre, e se perguntassem era bem capaz de engendrar uma resposta justificada de que nascemos pecadores e precisamos de nos redimir (que coisa horrível), mas também há padres com boas noções de espiritualidade, que foi o caso do padre do funeral a que fui, que falou das coisas visíveis e invisíveis, enfim, já sabem, mas um pouco a lembrar a ideia de que a morte não é o fim nem é propriamente uma tristeza (na 'cultura' vampírica vive-se mais a morte que a vida ). Como a ayesha, também acho que as tradições culturais à volta da religião (era a mecenas das actividades culturais) são muito importantes dão muita cor, alegria e são o orgulho de um povo, não reflectem só a história, são expressão, e é triste vê-las a perderem-se por essas festas globais. Eu celebro o halloween há anos, mas é sozinha, antes de dormir, com uma reflexão sobre a vida e a morte e tudo o que há antes depois e durante, e no entanto não sou bruxa nem aprendiz de nada que se pareça. Acho que para haver uma festa no verdadeiro sentido da palavra, há que haver o desejo de realizá-la, por parte de todos os participantes, e isso pode ser tradição, na qual todos se revêem (reveem?), os antepassados que ali estão presentes, etc. Enfim eu acredito em 'deus', nesse tal conceito abstracto que o homem cria para poder fazer comparações relativas entre o é o bem e o que é o mal... mas não o vejo relativo a mim, acho que se estou aqui bem cm o resto do mundo é porque algo muito grandioso assim gerou e porque não poderia eu fazer parte dessa energia maravilhosa, sem estar a uma distância qualquer relativa? É aquela velha ideia de que fazemos parte de um todo, mas acredito mesmo nisso, que se dou um pontapé numa pedra ou parto um galho de uma árvore só por capricho, é porque não estou a compreender que aquela pedra e aquela árvore fazem parte de mim e que não devo explorá-las ou escravizá-las para os meus desígnios egocêntricos, há que procurar harmonia para todos os seres. A mim as religiões revoltam-me muito, porque parece-me que aprisionam a liberdade mental das pessoas, suga-lhes a liberdade espiritual, ou não, ou as pessoas sabem retirar apenas o que há de bom nas religiões e adaptam a religião à sua maneira de viver. Tenho muitas pessoas amigas e queridas que seguem esta ideia. Acho que o mal não existe, só existe bem, como é que podia ser ao contrário neste eco-sistema milenar que sempre funcionou na perfeição sem os pensamentos do homem? Mas é uma dualidade que nos ajuda a sermos melhores nas nossas acções, leva-nos a pôr o mapa sobre a mesa e ver quais são os caminhos que queremos seguir, se foi, é, será bom ou mau pra nós ou para o que nos circunda. Acho que temos de nos consciencializar de que não somos intrinsecamente maus, que somos bons sim senhor, e temos que usar esse dom instintivo de por exemplo proteger quem nós gostamos, ou mesmo apenas gostar, amar, e não arrumá-lo na prateleira para servir outros desígnios perversos, armadilhas da mente humana, coisas que brilham como ouro, e que muitas vezes foram usadas nas religiões num esforço de institucionalizar o homem e todos os seres. Acho que o modelo perfeito para o mundo já existe, nós é que não o vivemos, não acreditamos nas ferramentas que nascem connosco... E é assim, neste dia positivo de sol
Eu era para escrever mais qualquer coisa, porque esta thread está a ficar muito interessante... Mas acho que o "dia positivo de Sol" me vai levar a passear! Comento mais logo! Tschüss***