Feliz Natal!!!

Discussion in 'Portuguese' started by Ayesha, Dec 23, 2004.

1. não me lembro

não me lembro Member

O que nos une aqui todos (ou deveria, penso eu) é a crença num mundo melhor. Eu acredito que este modelo de sociedade não é o mais justo nem o mais humano. Sou comunista militante e acredito que o capitalismo que domina o mundo hoje em dia é uma mal ainda em crescimento e que urge ser travado. E isso passa primeiro pelo reconhecimento do problema. O capitalismo é um acentuador de desigualdades sociais e económicas, impõe-nos um modelo de vida empobrecedor, banalizante das nossas vidas, em que a identidade individual é reprimida em favor da globalização e massificação das normas e padrões redutores do verdadeiro valor do ser humano. A nossa sociedade é um constante multiplicar de coisas inúteis para comprarmos e consumirmos pensando que isso é um bem para nós, envolvendo-nos num raciocínio do género: "que telemóvel, sofá, relógio, caneta, etc me definem como pessoa?". E assim compramos estas coisas pensando estarmos a construirmo-nos como pessoas. Mas as marcas das coisas são todas iguais, em série. Na verdade estamos a entregar nossa possibilidade de diferenciação e valorização, tornando-nos mais um.. Eu não sou um Siemens, Nike, Coca-cola. Eu sou eu! Eu não sou o meu BI! O ser humano vale pelo que nele há de único. A identidade de uma pessoa é tudo aquilo que é único nela e que a distingue das outras todas. Já Fernando Pessoa disse: "Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjectividade " A identidade constrói-se pelo auto-conhecimento, espírito crítico e livre pensamento. Isso juntamente com espírito optimista em relação ao mundo, é meio caminho andado para a felicidade! Digo isto com fundamento científico devido ao curso que ando a tirar e que adoro (psicologia), mas ao mesmo tempo o budismo moderno diz o mesmo por outra linguagem há 5000 anos (moderno...). Como disse Bob Marley "Free yourselves from mental slavery". O capitalismo tenta-nos vender a nós mesmos! E para benefício de quem? De uma minoria cheia de riquezas que não precisam delas. Para benefício do mesmo sistema secular nesta luta de classes em que os ricos são favorecidos em tudo porque são ricos e os pobres desfavorecidos porque são pobres. Chega! Eu acredito numa sociedade melhor, e acredito que posso mudá-la! O controlo social existe e é inegável, pois o homem é um ser social e precisamos da sociedade. Mas a sociedade é feita de homens como eu e voçês! Ao fim e ao cabo precisamos dela para nela crescermos mas esta é feita em última instância por nós! Madre Teresa de Calcutá disse: "Por vezes sentimos que aquilo não é senão uma gota de mar no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota" Não se conformem! Não vendam os vossos sonhos! Enquanto o ser humano não se convencer que a coisa mais insegotável e valiosa que temos somos nós mesmos, e não as coisas que materiáveis que possuímos ou não, nada feito. Eu tenho um sonho de um mundo melhor, mais humano e mais solidário. Em que se fazem coisas para nós e não nós para as coisas! Não sei quando esse mundo virá, se daqui a 10 anos ou a 1000. Mas não me interessa. O que interessa é o que eu faço por isso, e no fim de contas em que lado fico da história: dos que se conformaram, venderam seus sonhos e foram mais uns, ou dos que foram eles mesmos, não abdicaram dos seus sonhos dando assim sentido à sua vida...

"Não abandones as tuas ilusões. Sem elas podes continuar a bexistir, mas deixas de viver" Mark Twain

"Prefiro morrer de pé do que viver toda a vida ajoelhado" Che Guevara

2. não me lembro

não me lembro Member

Desculpem o erro numa das citações. É assim:

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota" Madre Teresa de Calcutá

E na do Twain é existir e não "bexistir"

Tenho dito

;)

1. This site uses cookies to help personalise content, tailor your experience and to keep you logged in if you register.
    By continuing to use this site, you are consenting to our use of cookies.
    Dismiss Notice