hehehe, muitas felicidades para toudos/as que todos lo paseis lo mejor posible y que seais felices. muchos besos y abrazos
Desejo um Bom Natal* para todos *ferramenta do consumismo ao serviço do capitalismo, fundamentada em mito religioso
Espero que todos tenham tido um feliz Natal P.S - Desculpem lá mas o Natal não é só isso do *. Vivemos todos os dias num *, estavam à espera de quê? Que no Natal a sociedade se transformasse por completo? A mim também me faz confusão ver as pessoas meio taralhocas, tudo em busca de prendas, tudo a pensar em prendas, mas se pensarem bem, no fundo, toda esta história das prendas até é uma coisa bonitinha. Eu também andei a tentar esticar o dinheiro que tinha para poder dar prendas a algumas pessoas. É tradição e é de coração )) , e é simbólico. Sinceramente, olhem, preocupemo-nos com outras coisas, bem mais graves. Não é que eu não concorde que o Natal está a ser muito explorado pelo capitalismo, mas o que me aflige mesmo é o capitalismo concorrencial, é este caos económico e social (todos os dias do ano), não é o Natal. O Natal, com fé religiosa ou não, deve ser é aproveitado para estar com as pessoas que se amam. E o resto é conversa.
Sim, y yo estoy de acuerdo, a mi estas fechas por un lado me gustan mucho, y por otro lado me disgustan también mucho, porque cuando oigo las estadísticas del dinero que se gasta la gente en estas fechas y piensas que son sólo estadísticas porque hay gente que no tiene ese dinero, me cabreo, no puedo evitar pensar que todo es una mierda, pero también estoy de acuerdo contigo en que son fechas especiales y que hay que intentar disfrutarlas. Muchos besos para tod@s mais diculpem pela espanhol
É verdade, nos dias de hoje não é o natal ou a religião que fazem o consumismo... e além disso se existem tradições que se mantiveram ao longo dos tempos é porque têm um valor superior a todas essas materialidades. Castrar símbolos de espiritualidade, seja lá qual for o mito, não é uma coisa assim tão óbvia. Paz*
Sabiam que o pai natal tal como ele é, foi inventado pela coca-cola, por simples marketing? Com o pai natal, esse velhinho inofensivo, já não é preciso andarmos com o polémico e discutido jesus. Até japoneses, russos e tibetanos podem festejar o natal sem problemas de consciência por andar a festejar festas de outras religiões, como convém a uma globalização impiedosa. Sim, toda a gente pode entrar no ciclo vicioso do consumismo e alimentar um capitalismo mundial crescente. Pois, as pessoas compram coisas para que a economia se sustente. A economia não está ao nosso serviço, não. Nós é que estamos ao serviço dela! É assim o capitalismo e é assim este mundo... (É preciso comprar coisas para se dar algo a alguém?) “A civilização é uma ilimitada multiplicação de necessidades desnecessárias” Mark Twain
Bem, já dei a minha opinião anteriormente, mas digo que o ser humano sempre foi estúpido e ignorante, não somos donos da sabedoria absoluta, e uma boa maneira de melhorar as coisas seria aceitar o facto de que não somos perfeitos e de que vamos continuar a cometer erros. Toda a gente recebe dessas msgs histéricas, mas muitas são mesmo de coração e se as recebermos de alguém que gostamos até sabe bem. 'feliz natal' é um código que significa muita coisa, criam-se esse tipo de expressões mesmo para transmitir algo a muitas pessoas, é claro que hj em dia 'feliz natal' tb pode querer dizer 'não te eskeças de me comprar alguma uma kinkilharia'. Claro que não é preciso comprar prendas, somos todas pessoas de livre vontade ou não...? Até somos livres de rejeitá-las ou simplesmente desvalorizá-las se for o caso pra isso. concordo plenamente, mas mesmo plenamente com esta frase, no entanto não foi neste mundo que nascemos? Vamos conseguir mudá-lo agredindo-o... Penso que essa p*ta da globalização & consumismo & capitalismo xateam qq pessoa que escreve neste site, mas não tinha graça se concordássemos totalmente uns com os outros, pois não? Paz*
Pero vamos a ver, aqui en Apaña, se dice que la Navidad (Natal) es un invento de "El Corte Inglés", al igual que el día de los Enamorados, igual que el día del Padre, que el día de la Madre, jejejeje, pero bueno, todo esto son puntos de vista, por cierto, ¿conoceis El Corte Inglés? Es una gran empresa española de grandes comercios que es la que más vende, por cierto, tened cuidado, porque ya han comenzado la invasión de Portugal, hay un gran centro en Lisbon y varios pequeños repartidos por todo Portugal. Y son empresas como esta las que más se enriquecen en estas fechas. Y ¿a que no sabeis otra cosa? Yo trabajo como informático para "El Corte Inglés" :& Solución = Suicidio? Feliz Año Nuevo P.D: Por otro lado, aunque estas fiestas es indudable que tienen su parte bonita, también es verdad que nos volvemos un poco gilipollas. Y con respecto a los sms, yo envío algunos, porque a lo mejor hay gente con la que normalmente no hablas mucho y así le haces saber que no te olvidas de ellos, o porque tienes cariño, y también quieres demostrarlo. Y también claro está se hace mucho malgasto de dinero, qué le vamos a hacer, esta la sociedad en la que vivimos. Intentemos todos juntos mejorarla.
Migle seu traidor! A primeira coisa que vi quando fui a Espanha ainda do outro lado da fronteira foi el corte inglés Sim, vamos todos dar alegria a este mundo bjs
Bem, embora já tenha passado o Natal... queria dizer que gostei muito dos vossos posts e, falando a sério, quase me emocionei por haver gente por aqui que pensa o mesmo que eu da forma de como o Natal é celebrado na sociedade moderna. Disseram tudo, não tenho nada mesmo a acrescentar! E, como também já se deve ter dito aqui, o Natal é (ou devia de ser) todos os dias; portanto, embora possa soar um bocadinho ridículo... Feliz Natal(até porque não vos cheguei a desejar antes do Natal!!), festejem-no e vivam-no todos os dias como vocês bem sabem (e que acabaram de o provar que sim).
Há uns atrás, quando eu acordei para o mundo, sentia-me extremamente revoltada com a sociedade. Eu continuo revoltada e continuo com os mesmos principios, "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" , mas uma coisa mudou e foi o método por que eu me proponho atingir as minhas metas. A minha principal meta é conseguir transformar o mundo (para melhor). E é claro que não estou à espera de o fazer sozinha, é um sonho colectivo, que passa pela razão e pela vontade de cada um de nós. É um sonho, mas é possível de concretizar e eu acredito nele. Se não fosse possível transformar o mundo, eu não estaria aqui a escrever-vos, porque não existiriam computadores e eu nem sequer estaria a ver tão nitidamente com os meus óculinhos. Se não fosse possível,não teríamos evoluído nada. O mundo precisa de visionários. Lá dizia o Aristóteles "a sorte favorece os audazes" e com toda a razão, mas o sucesso exige muito mais do que isso. Se queremos mudar a sociedade, temos de compreender a sociedade e, visto que a sociedade não é mais do que um grande grupo de pessoas, o meio é chegar às pessoas e consciencializá-las. E para isto é preciso ter tacto, não basta protestar ao desbarato, não basta despejar as nossas reivindicações, é preciso ser mais perspicaz do que isso, é preciso mostrar claramente a importância daquilo em que acreditamos. Com confiança e sem fraquejar, mas sem excessos e de preferencia sem rancores pouco coerentes e lógicos, porque isso afasta as pessoas e convenhamos que nos nossos dias o maior mal é ninguém ter fé, no sentido lato da palavra. Custa-me muito sentir isso, mas é verdade, hoje em dia dificilmente as pessoas se impressionam ou comovem com ideologias. E por isso é ainda mais dificil persuadir alguém. Há uns anos atrás, eu descobri todas as incoerencias da religião em que eu fui criada, há uns anos atrás eu descobri que a minha família não era perfeita (e ainda bem), há uns anos atrás eu comecei a descobrir um lado do mundo que eu não conhecia porque a minha imaginação disfarçou todo e qualquer traço de tristeza que tenha aparecido na minha infância. Eu vi o que qualquer pessoa consciente pode ver se olhar em volta: hipocrisia, pobreza, injustiça, exploração. E, claro, como é tipico do bom adolescente, não reagi nada bem, discuti, ralhei, fiz parvoíces para chocar (às vezes é irresistivel e ainda as faço, se vocês soubessem, lol)... Bom, o Natal era uma altura que me revoltava especialmente. Acho que não preciso de enumerar as razões, já foram aqui descritas mil e uma situações que acontecem e que são absolutamente deploráveis. E existem mais, muitas mais. Como é que se chama este site? Hip Forums, não é? É o tal site pra hippies, pois é. Pois é, isto para mim são estereotipos, mas vou aproveitar para ser espirituosa. Sabem de onde vem a palavra hippie? Vem do Hip, que significa qualquer coisa como "Hightly Intelligent People". Pois, então, podemos ser hippies ou não, mas com certeza todos procuramos conhecimento e verdade. E se procuramos verdade na realidade, então que olhemos a realidade por completo. Para além de tudo o que já aqui foi dito acerca do Natal, não se esqueçam que... O Natal comemora o nascimento de uma criança que defendeu a fraternidade entre os homens e o amor ao próximo... O Natal comemora o amor que essa criança trouxe à sua familia e ao mundo... O Natal é uma altura em que se comemora a Paz, o Amor e a Alegria e as famílias fazem os possíveis para se juntar... No Natal há milhares de voluntários e missionários na rua a esforçarem-se para conseguirem dar esperança a quem pensa que já perdeu tudo na vida. No Natal há ainda mais campanhas e movimentos pela Solidariedade. No Natal há mais esperança. No Natal há mais fé. De facto, não há nada que diga que é preciso trocar prendas no Natal. Há uma tradição e, sinceramente, não vejo qual é o problema, porque é tudo uma questão simbólica. Ninguém disse que era preciso dar uma playstation no Natal aos míudos, a tradição diz é que nesta altura especial as pessoas podem trocar algo que simbolize o amor que as une. Eu, por exemplo, sempre adorei flores e toda a gente que me conhece bem sabe isso, então se me derem um ramo de brincos de princesa como gesto de carinho vou opor-me? É consumismo? E se for aquela camera fotografica que eu andava a juntar $ para comprar e que o meu pai gostava de me oferecer há uns tempos e agora já pode? Deixa de ser um gesto fraternal? Então e está errado mandar sms's a desejar festas felizes só porque as operadores lucram com isso? Eu passei o Natal na terra dos meus avós e nesse dia de que eu gosto particularmente e que tem um signficado forte para mim não estive com alguns dos meus amigos e primos... Tudo o que eu queria era partilhar com eles um bocadinho da alegria que eu estava a sentir e como não sou rica para poder telefonar a todos, mandei uma sms a desejar-lhes paz e amor e harmonia. Isto é errado? Porquê?! Se estiverem interessados em saber quem era o São Nicolau, por favor passem por este site : www.eb1-n1-elvas.rcts.pt/projectos/iberoculturas/natal/pai-natal.html Literalmente, eu não bebo Coca Cola. Quanto ao Natal já ser um elemento da globalização... Realmente, também fiquei estranha quando vi o curso para Pai Natal no Japão. O problema é que estão a importar todo o consumismo e alarde que se fez à volta do Natal no Ocidente. Enfim, espero que os japinhas mais conscientes e revolucionários consigam intervir! Se querem falar de globalização... Porque é que ninguem se manifestou no dia dos Namorados ou no Dia das Bruxas? Essas tradições são nossas desde quando? E o que é que nos acrescentam? Uniformização. Mais nada. Antigamente no Dia da Espiga os rapazes e as raparigas íam para os campos e traziam um raminho de espigas para dar à pessoa por quem estavam apaixonadas. Mas alguém sabia disto? Isto sim é nosso e é para preservar. Por isso, malta, apeguem-se às nossas tradições, isso sim. E olhem que o Natal está entranhado na dita Alma Lusitana. O problema não é o Natal, o problema é que nem todos os dias são dias de Natal. Então que todos tenhamos saúde e inteligência para alargar esta época a todos os dias e construir um mundo melhor!
Vale, en eso tienes razon, por que no nos manifestamos de la misma forma en otros dias que no pertenecen a nuestra cultura? pero claro, tambien es que en esta epoca se ven muchas barbaridades que no se ven en otra epoca del año, en lo que respecta a la economia y al gasto que hacemos todos en estas fechas, y por eso le damos mas importancia, pero tienes razon, yo, por mi parte, de todas formas, siempre me mantengo todo lo esceptico que puedo respecto a todas estas tradiciones, hay algunas que me gustan y otras que no, pero al fin y al cabo, no podemos evadirnos totalmente de la sociedad en la que hemos crecido y que nos educa dia a dia, aunque nosotros no queramos, por eso, yo creo que la solucion es intentar ser muy critico con todo lo que te rodea, y coger para ti lo que te guste, mientras que lo que no te guste, intentar cambiarlo, aunque a veces sea muy dificil y te deprimas un poco con las reacciones que recibes de esta sociedad. Pero nada, a tener mucha fuerza, mucho animo y seguir intentandolo.
Esta thread tornou-se verdadeiramente louvável Eu também acredito na mudança, apesar de já ter ouvido muitas vezes 'ninguém vai mudar o mundo' por aí. Pois é, ninguém muda o mundo sozinho, nem tão pouco consegue ser feliz. A união faz mesmo a força, e essa união constroi-se com MUITO AMOR. E amar leva o seu tempo, toda uma vida. Força para todos!* (e despeço-me até daki a uns meses)